Eletiva nº 8 - BASQUETE & CIDADANIA

RESPONSÁVEL


CYNTHIA HELBER URIAS RODRIGUES CAMPOS

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais por meio da prática do Basquetebol, estimulando o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito às regras e a valorização de práticas corporais como elemento de cultura e lazer, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A metodologia utilizada para aplicação da referida da disciplina será dinâmica com aulas expositoras e práticas mediadas pelo professor, através de discussão e reflexão que promovam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável. As atividades serão desenvolvidas por meio de pesquisas, elaboração de relatórios, resolução de situações problemas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Vivência do Basquetebol tanto técnica quanto tática e culminando no jogo completo com aplicação do que foi aprendido.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 10 - FÍSICA SUPERNERD

    RESPONSÁVEL


    PAULO MOREIRA MAIA BRASIL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • 2 Objetivo Geral Incutir nos estudantes, nos ensinos fundamental e médio, uma compreensão prática e robusta da relevância da ciência no dia a dia, para desenvolver pensamento crítico, curiosidade e a habilidade de aplicar conceitos científicos para solucionar questões cotidianas. Promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas práticas, visando fornecer aos alunos uma base sólida em conceitos lógicos e sua aplicabilidade em situações do dia a dia, estimulando assim o raciocínio eficiente na resolução de problemas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 5 Percurso Metodológico Apresentação da ementa da eletiva para os estudantes bem como a confecção do contrato de convivência. Exposição de vídeos e textos contendo as principais características de Super Heróis da cultura pop evidenciando suas relações com conceitos científicos tais como Cinemática, Dinâmica, Ondas, Óptica, Termologia, Eletricidade e Magnetismo. Relacionar cada personagem com um fenômeno físico e confeccionar cartazes com estas informações. Organizar uma revista intitulada “Física Supernerd” com os cartazes confeccionados. Preparar um portfólio com os conteúdos trabalhados para promover a divulgação da eletiva durante a culminância e também em mídias sociais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • 7 Proposta para a Culminância Os alunos apresentarão à comunidade escolar seus trabalhos através da exposição de cartolinas contendo um resumo dos conceitos científicos trabalhados no decorrer do semestre, relacionando as principais características dos Super Heróis sob uma perspectiva científica, buscando desenvolver o interesse dos demais alunos e da comunidade em geral para o estudo da ciência de forma lúdica e divertida. Entrega de material impresso relatando as metodologias empregadas durante a produção dos cartazes.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Física
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 12 - TROVÃO GENSA – PREPARANDO PARA A VIRADA

    RESPONSÁVEL


    PAULO MOREIRA MAIA BRASIL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Demonstrar através de aulas teóricas e práticas (dentro da possibilidade) como tocar e utilizar corretamente os instrumentos melódicos que a Banda recebeu no segundo semestre de 2024 e os que ainda serão entregues no decorrer de 2025.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •  Aulas práticas e teóricas.  Ensino por meio de comandos motores ou de voz.  Aulas utilizando o Método Tocar Junto.  Videoaulas para ensino e avaliação do progresso dos discentes.  Uso da prática e repetição como ferramenta fundamental de aperfeiçoamento.  Treinos e Ensaios presenciais para aperfeiçoamento e sincronização.  Culminância através da apresentação dos alunos da eletiva Tocando uma Peça Melódica.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Através de uma apresentação conjunta dos alunos da Eletiva, mostraremos com dinâmicas de toques de marcha e peças musicais melódicas como os alunos desenvolveram sua coordenação motora, capacidade de tocar, postura e dinâmicas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 13 - SE LIGA NA GRANA: FAÇA SEU DINHEIRO TRABALHAR POR VOCÊ

    RESPONSÁVEL


    PAULO MOREIRA MAIA BRASIL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Compreender os conceitos fundamentais da matemática financeira e sua aplicabilidade na vida cotidiana, desenvolvendo competências para a tomada de decisões conscientes no contexto econômico e social.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • -A proposta será desenvolvida com metodologias ativas, como: -Aprendizagem baseada em projetos (ABP): os estudantes irão desenvolver um plano de negócios ou uma simulação de investimento. -Aprendizagem baseada em problemas (PBL): análise e resolução de situações-problema do cotidiano. -Gamificação: uso de jogos educativos relacionados à educação financeira. -Sala de aula invertida: os alunos acessam conteúdos prévios por meio de vídeos, textos e simuladores online. -Uso de tecnologias digitais: planilhas eletrônicas, calculadoras financeiras e plataformas de simulação econômica. -As aulas serão expositivas-dialogadas, com debates, atividades práticas, dinâmicas em grupo e desenvolvimento de projetos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, como: -Simulações de investimentos e planejamento financeiro.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Sociologia



    Eletiva nº 14 - XEQUE MATE: XADREZ UM JOGO DE ESTRATÉGIAS.

    RESPONSÁVEL


    PAULO MOREIRA MAIA BRASIL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Introduzir os alunos ao jogo de xadrez, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e estratégia. Além disso, busca-se estimular a concentração e o respeito às regras, fundamentais para a prática do jogo.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas, com a utilização do quadro, slides, vídeos e jogos online, juntamente com a interação com os colegas de eletivas nos jogos e organização da culminância.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Construção de uma sala temática, contendo um mural com os processos ao longo da eletiva, exposição dos objetos confeccionado pelos alunos, juntamente com um tabuleiro gigante e uma partida com um Xadrez humano.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História
    •  Inglês
    •  Matemática
    •  Sociologia



    Eletiva nº 15 - SAÚDE, BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA

    RESPONSÁVEL


    PAULO MOREIRA MAIA BRASIL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos que promovam a adoção de um estilo de vida saudável física e mentalmente, destacando a importância da atividade física, da alimentação saudável e balanceada, do sono de qualidade, práticas de relaxamento, do equilíbrio emocional, gerenciamento do stress e da ansiedade, na prevenção de doenças. Promover o interesse e a motivação pela adoção de práticas corporais saudáveis, evitando assim, o impacto do sedentarismo na saúde, optando por hábitos de higiene e prevenção de doenças infecciosas. Além da conscientização sobre o uso e abuso de substâncias nocivas, incentivando a reflexão sobre a relação entre saúde, qualidade de vida e escolhas individuais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A metodologia utilizada para aplicação da referida da disciplina será dinâmica com aulas práticas e expositivas, mediadas pelo professor, através de discussão e reflexão que promovam a consciência da responsabilidade do seu bem-estar físico e mental, além de incentivar o consumo responsável. As atividades serão desenvolvidas por meio de pesquisas, apresentações em grupo, resolução de situações problemas, atividades práticas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será montada uma sala temática com todo material construído ao longo da execução da eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  História
    •  Química
    •  Sociologia



    Eletiva nº 16 - PANTHERS DANCE CREW

    RESPONSÁVEL


    PAULO MOREIRA MAIA BRASIL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver as funções cognitivas e motoras dos alunos, além de estimular a melhora na percepção espacial à medida que se promove o aprendizado de coreografias. Estimular a noção dos discentes sobre a comunicação corporal, tendo como objetivo a percepção dos mesmos sobre essa forma de expressão, intuindo o sentimento de pertencimento, além de focar também na empatia e trabalho em equipe. Aprimorar e aperfeiçoar a postura dos alunos e estimular seu maior desenvolvimento de ritmos já conhecidos e aprender outros novos. Promover a qualidade das apresentações do aluno, na construção de sua confiança independentemente do tipo de performance que ele possa vir a executar.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ✓ Aulas práticas. ✓ Ensino por meio de comandos motores ou de voz. ✓ Incentivo da criatividade para criação de movimentos e coreografias por parte dos discentes. ✓ Videoaulas e Videochamadas para ensino e avaliação do progresso dos discentes. ✓ Uso da prática e repetição como ferramenta fundamental de aperfeiçoamento. ✓ Evolução de Coreografias e de Movimentos. ✓ Treinos e Ensaios presenciais para aperfeiçoamento e sincronização. ✓ Criação e Organização de Coreografia. ✓ Culminância através da apresentação dos alunos da eletiva executando as coreografias. 6 Recursos Didáticos Sala de Aula Espaçosa, equipamento audiovisual, Caixa de Som, Cabo HDMI. Aplicativos auxiliares para execução das aulas. Exemplo: WhatsApp, Youtube, Instagram etc.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os alunos da eletiva farão uma apresentação conjunta, nela mostraremos através da coreografia, a dinâmica existente entre o ritmo e o movimento, a capacidade dos alunos em desenvolver dentro de seu campo coreográfico as competências atribuídas a eletiva, coreografia e evolução.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia